Brasil tem 500 mil roteadores vulneráveis a ataques


roteador-zteUm estudo da NonimumTM revelou que existem no Brasil 500 mil roteadores vulneráveis a ataques e passíveis de utilização para ataques DDoS. Os chamados golpes de negação de serviço utilizam redes de dispositivos infectados, como computadores e aparelhos para acesso à internet, para bombardear servidores com solicitações e derrubar completamente a infraestrutura devido ao excesso delas.

Quando se leva em conta a América Latina, são 2,8 milhões de equipamentos vulneráveis, enquanto no mundo, esse total sobre para 24 milhões. O principal fator para invasão e infecção é a ausência de senhas de acesso ou o uso de proxies de DNS abertos, que facilitam a entrada de hackers e dão a eles controle sobre o dispositivo.

Apenas no mês de fevereiro, segundo o estudo publicado pelo site Convergência Digital, 5,3 milhões de roteadores foram usados em um único dia para a realização de ataques. O método mais usado pelos criminosos é a amplificação de DNS, que requer pouca habilidade e dificulta a identificação do autor, já que os dispositivos infectados mascaram a conexão original.

A pesquisa também identificou quatro categorias de problemas que são causados por ataques de negação de serviço. A primeira são os danos à própria rede, que acaba sobrecarregada pelo alto fluxo de dados. Na sequência, vêm os custos decorrentes de possíveis falhas físicas, além de um aumento nas chamadas para serviços de atendimento que demandam funcionários e treinamento.

Em terceiro está a queda nas receitas, já que clientes insatisfeitos podem acabar mudando de empresa e abandonando o serviço afetado. E, por último e inteiramente ligado ao anterior, estão os problemas na reputação da empresa, já que clientes insatisfeitos acabam fazendo recomendações negativas sobre as companhias atacadas.