Google bloqueia extensões de fora da Chrome Web Store para todos os usuários de Windows


Para evitar a instalação de extensões maliciosas no Chrome, o Google começou a bloquear complementos que não estivessem listados na Chrome Web Store. A medida foi implantada para todos os usuários das versões estáveis e betas do Chrome no Windows em maio de 2014. Agora, o Google vai reforçar essa política, que será aplicada a partir de julho no OS X.

Atualmente, as versões do Chrome para Windows disponíveis nos canais stable e beta não permitem o uso de extensões de fora da loja. Normalmente, esses complementos chegam silenciosamente ao navegador a partir da instalação de malwares, que alteram configurações sem autorização e chegam a modificar alguns recursos, como a página de nova aba.

O Google não havia aplicado a medida de segurança no canal developer para permitir que os desenvolvedores pudessem testar facilmente suas extensões. Os malwares foram rápidos em explorar a brecha e passaram a forçar os usuários a instalarem a versão para desenvolvedores do Chrome. Isso não funcionará mais: a partir desta quarta-feira (13), o bloqueio vale para todos os canais do Chrome para Windows.

Segundo o Google, o Chrome para OS X também não aceitará mais extensões de fora da Chrome Web Store a partir de julho. Assim como no Windows, isso valerá para todos os canais. A versão para Linux não foi afetada. Desenvolvedores que precisarem testar suas extensões no Chrome poderão usar um dos métodos listados pelo Google.

A mudança faz parte de um conjunto de medidas que o Google vem tomando para tentar melhorar a segurança do Chrome. Recentemente, a empresa bloqueou o uso de plugins NPAPI no navegador, impedindo que Java, Silverlight, Unity e módulos de bancos continuassem funcionando.

,