Ele está de volta! Microsoft apresenta novo menu Iniciar


O menu Iniciar não morreu! Ou melhor, morreu, mas foi ressuscitado hoje pela Microsoft. A empresa revelou uma nova versão do menu Iniciar que funciona como um híbrido entre o menu Iniciar do Windows 7 e a tela inicial do Windows 8. Do lado esquerdo ficam os aplicativos em formato de lista, enquanto o lado direito mostra Live Tiles.

É possível criar Live Tiles diretamente do menu Iniciar de maneira prática. Durante a demonstração, a Microsoft arrastou o ícone do aplicativo Finanças, que possui interface moderna, para o lado direito do menu, criando um bloco dinâmico com informações financeiras. Ao clicar com o botão direito em uma das Live Tiles, dá para acessar as mesmas opções encontradas na tela inicial, como redimensionar o bloco e desativar as informações dinâmicas.

Se você é uma pessoa atenta, percebeu que na imagem acima há um aplicativo de email com interface moderna rodando na área de trabalho clássica. Não é uma montagem: a Microsoft permitirá que os usuários executem aplicativos com interface adaptada para Windows 8 em uma janela no desktop, que pode ser facilmente minimizada e fechada com o botão do mouse.

Com o anúncio, a Microsoft dá mais um passo para melhorar a experiência de uso do Windows 8 com teclado e mouse. As concessões estão acontecendo desde o Windows 8.1, quando a empresa colocou um botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela para tornar o sistema operacional mais intuitivo, integrou melhor a tela inicial com a área de trabalho e aprimorou alguns dos aplicativos nativos.

Uma atualização do Windows 8.1 a ser liberada na próxima semana permitirá que os usuários acessem a barra de tarefas mesmo quando estiverem em um aplicativo moderno em tela cheia. A tela inicial ganhou refinamentos, como o novo botão para desligar o computador. Antes, o caminho mais comum era acessar a barra lateral, clicar no botão Configurações e depois no Liga/Desliga, o que deixava algumas pessoas perdidas no começo.

De acordo com a Microsoft, o novo menu Iniciar será liberado como uma atualização para todos os usuários do Windows 8.1. A empresa ainda não divulgou quando a novidade estará disponível.

,